Resumo:
Na educação infantil a música tem o significativo papel de favorecer descobertas e
possibilidades vivenciais de aprendizagem, contribuindo no desenvolvimento e no processo
de educação. Este trabalho apresenta um estudo sobre a música como estratégia pedagógica
com alunos da educação infantil, quanto a relação do cantar, brincar e aprender, tendo como
metodologia a observação da prática pedagógica de uma professora e a prática de intervenção
da autora do trabalho. A prática da professora contribuiu para a realização da intervenção com
alunos da Educação infantil. Os resultados demonstram a importância dessa estratégia no
cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento inicial e formação desses alunos. A relação
do cantar, brincar e aprendizagem, fundamentada com a teoria e prática interventiva na Educação
Infantil na etapa em que a criança encontra-se na fase de conhecimentos e descobertas mostraram que
são atividades essenciais no processo de desenvolvimento do educando.
Descrição:
VIDAL, Selma Pereira. Música na educação infantil cantando, brincando e aprendendo. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.