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Título: Alfabetização: um processo que se inicia na primeira infância
Autor(es): Araújo, Marília Gomes
Palavras-chave: Professor alfabetizador
Família do aluno
Prática pedagógica
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da família que participa ativamente do desenvolvimento de seu filho e a prática pedagógica da professora de alfabetização. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições teóricas de autores que tratam sobre o tema da alfabetização e família. O estudo de caso foi realizado com uma criança da alfabetização. Os dados de campo foram coletados por meio da observação da criança pela autora e da comunicação de seus pais. Mediante os resultados concluiu-se que na alfabetização o fato ter apoio e conhecimentos prévios orientados pela família no encaminhamento para a alfabetização, torna-se elemento facilitador da aprendizagem. No entanto, a prática pedagógica da professora de alfabetização deverá ser contribuinte imprescindível neste processo. Além do compromisso com o ensino na primeira infância, o professor educador alia a teoria à prática, pois entende que o embasamento teórico é importante – à medida que contribui para o êxito da prática. O olhar crítico do professor e sua perspectiva sobre alfabetização o levará a reconhecer as possíveis maneiras de ensinar, aprimorando assim sua prática pedagógica.
Descrição: ARAÚJO, Marília Gomes. Alfabetização: um processo que se inicia na primeira infância. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21750
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