UEPB - Repositório Digital

Educação contextualizada para a convivência com o semiárido: uma analise do conhecimento dos alunos da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rego em Queimadas - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Veloso, Valéria Barbosa
dc.date.accessioned 2020-03-11T12:03:12Z
dc.date.available 2020-03-11T12:03:12Z
dc.date.issued 2015-03-26
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21776
dc.description VELOSO, V. B. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido: uma analise do conhecimento dos alunos da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rego em Queimadas - PB. 2015. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract É evidente a necessidade de direcionar a educação e o ensino nas escolas do Semiárido Nordestino e Paraibano, que contemple sua realidade e dê condições de vivência e permanencia nesta região. Assim, a proposta de educação para a convivência no Semiárido é uma alternativa de ensino voltada para as necessidades e realidades sociais da população local, promovendo o conhecimento e desenvolvendo capacidades de reflexão e soluções de problemas. É uma proposta que representa a região como meio de possibilidades através de projetos educativos contextualizados, que proporcionem uma relação mais saudável e equilibrada entre homem e natureza, promovendo o desenvolvimento sustentável. O objetivo principal deste trabalho foi diagnosticar se na Escola Estadual Francisco Ernesto do Rêgo localizada no município de Queimadas – PB, vem sendo desenvolvidas práticas educativas voltadas para a convivência com o Semiárido Paraibano e Queimadense. Esta pesquisa teve um caráter quali-quantitativo e seu procedimento metodológico constou de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e aplicação de questionários direcionados aos alunos e direção da/na escola. E ao analisar os resultados observou-se que apesar da maioria dos alunos morarem e estarem vinculados à vida na zona rural e terem um bom nível de conhecimentos acerca das características, limitações, problemas e riquezas do Semiárido Paraibano e Queimadense, a escola pouco contribui para uma educação contextualizada para a convivência e permanência nesta região, por falta de incentivos e de profissionais habilitados. No entanto é de urgência que os profissionais da educação ponham em prática esta proposta que contribui para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável desta região. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Aretuza Candeia de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Semiárido paraibano pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.title Educação contextualizada para a convivência com o semiárido: uma analise do conhecimento dos alunos da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rego em Queimadas - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta