dc.contributor.author |
Veloso, Valéria Barbosa |
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dc.date.accessioned |
2020-03-11T12:03:12Z |
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dc.date.available |
2020-03-11T12:03:12Z |
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dc.date.issued |
2015-03-26 |
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dc.identifier.other |
CDD 370.71 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21776 |
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dc.description |
VELOSO, V. B. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido: uma analise do conhecimento dos alunos da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rego em Queimadas - PB. 2015. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
É evidente a necessidade de direcionar a educação e o ensino nas escolas do Semiárido Nordestino e Paraibano, que contemple sua realidade e dê condições de vivência e permanencia nesta região. Assim, a proposta de educação para a convivência no Semiárido é uma alternativa de ensino voltada para as necessidades e realidades sociais da população local, promovendo o conhecimento e desenvolvendo capacidades de reflexão e soluções de problemas. É uma proposta que representa a região como meio de possibilidades através de projetos educativos contextualizados, que proporcionem uma relação mais saudável e equilibrada entre homem e natureza, promovendo o desenvolvimento sustentável. O objetivo principal deste trabalho foi diagnosticar se na Escola Estadual Francisco Ernesto do Rêgo localizada no município de Queimadas – PB, vem sendo desenvolvidas práticas educativas voltadas para a convivência com o Semiárido Paraibano e Queimadense. Esta pesquisa teve um caráter quali-quantitativo e seu procedimento metodológico constou de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e aplicação de questionários direcionados aos alunos e direção da/na escola. E ao analisar os resultados observou-se que apesar da maioria dos alunos morarem e estarem vinculados à vida na zona rural e terem um bom nível de conhecimentos acerca das características, limitações, problemas e riquezas do Semiárido Paraibano e Queimadense, a escola pouco contribui para uma educação contextualizada para a convivência e permanência nesta região, por falta de incentivos e de profissionais habilitados. No entanto é de urgência que os profissionais da educação ponham em prática esta proposta que contribui para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável desta região. |
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dc.description.sponsorship |
Profa. Dra. Aretuza Candeia de Melo |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Semiárido paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.title |
Educação contextualizada para a convivência com o semiárido: uma analise do conhecimento dos alunos da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rego em Queimadas - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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