Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo tratar acerca das representações que os/as alunos/as do
curso de história da UEPB, fazem do estágio supervisionado. Enquanto referenciais teóricos
adotamos os escritos de Chartier (1987), Certeau (2008), Hall (1992). Ainda, no que concerne
a discussões ligadas ao campo da educação utilizamos, entre outros/as autores/as, Pimenta
(2004) e Lima e Fonseca (2008). Enquanto metodologia, fizemos uso da pesquisa qualitativa e
adotamos, como instrumento de pesquisa, questionários que foram aplicados em alunos/as
deste curso. Os resultados nos permitiram concluir que os/as estagiários/as possuem
colocações e sugestões ricas que podem contribuir muito para estreitar os laços entre
universidade e escola, e que podem também, se postas em prática, possibilitar um maior
incentivo a atuação dos/as estudantes universitários na escola.
Descrição:
Maria, R. B. de. O estágio supervisionado e a formação do/a historiador/a: Representações e significações nos olhares dos/as
alunos/as do curso de História. 2010. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.