Resumo:
Este trabalho aborda uma possibilidade de ensino híbrido que foi praticada em uma escola
pública estadual no município de São João do Cariri e tem por objetivo analisar a contribuição
das mídias digitais no ensino de química. Trata-se de uma pesquisa participante,
fundamentada nos pressupostos de autores como Papert, Veen e Vrakking, Bergmann e Sams,
através de metodologias que integram objetos de aprendizagem e alguns pressupostos da
teoria da sala de aula invertida visando a construção significativa do conhecimento químico.
Para tanto, a personalização da aprendizagem se deu através do desenvolvimento e aplicação
de um site enquanto recurso multimídia adequado as necessidades pontuais dos alunos do
primeiro ano do Ensino Médio identificadas em sondagem realizada previamente sobre o
tema estrutura atômica. Através de questionário semiestruturado buscou-se o levantamento
pontual das experiências que os estudantes possuem sobre as Tecnologias Digitais e da
proposta didática desenvolvida no espaço escolar pelo professor. Após as aplicações,
constatou-se que a prática pedagógica aqui proposta possibilitou uma maior autonomia dos
alunos sobre a aprendizagem e também um maior engajamento deles perante os estudos.
Espera-se que o estudo realizado possa contribuir para investigações mais profundas em
relação à adoção de metodologias ativas nas escolas em conjunto com as tecnologias digitais,
visando a superação dos desafios presentes no ensino e na aprendizagem de química.
Descrição:
NASCIMENTO, Wellington Alves. Mídias digitais no ensino de química: ensaios de um ensino híbrido. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.