UEPB - Repositório Digital

Mídias digitais no ensino de química: ensaios de um ensino híbrido

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Wellington Alves
dc.date.accessioned 2020-03-12T14:35:11Z
dc.date.available 2020-03-12T14:35:11Z
dc.date.issued 2019-03-12
dc.identifier.other CDD 316.774
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21784
dc.description NASCIMENTO, Wellington Alves. Mídias digitais no ensino de química: ensaios de um ensino híbrido. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda uma possibilidade de ensino híbrido que foi praticada em uma escola pública estadual no município de São João do Cariri e tem por objetivo analisar a contribuição das mídias digitais no ensino de química. Trata-se de uma pesquisa participante, fundamentada nos pressupostos de autores como Papert, Veen e Vrakking, Bergmann e Sams, através de metodologias que integram objetos de aprendizagem e alguns pressupostos da teoria da sala de aula invertida visando a construção significativa do conhecimento químico. Para tanto, a personalização da aprendizagem se deu através do desenvolvimento e aplicação de um site enquanto recurso multimídia adequado as necessidades pontuais dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio identificadas em sondagem realizada previamente sobre o tema estrutura atômica. Através de questionário semiestruturado buscou-se o levantamento pontual das experiências que os estudantes possuem sobre as Tecnologias Digitais e da proposta didática desenvolvida no espaço escolar pelo professor. Após as aplicações, constatou-se que a prática pedagógica aqui proposta possibilitou uma maior autonomia dos alunos sobre a aprendizagem e também um maior engajamento deles perante os estudos. Espera-se que o estudo realizado possa contribuir para investigações mais profundas em relação à adoção de metodologias ativas nas escolas em conjunto com as tecnologias digitais, visando a superação dos desafios presentes no ensino e na aprendizagem de química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mídias digitais pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Ensino híbrido pt_BR
dc.title Mídias digitais no ensino de química: ensaios de um ensino híbrido pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta