Resumo:
Este trabalho tem como intuito discutir sobre a relevância da leitura no espaço do
ensino fundamental II, considerando o ato de ler como uma das atividades
essenciais para o desenvolvimento social dos sujeitos, e percebendo nesse
segmento educacional uma continuação da formação leitora dos educandos.
Sabendo que o processo de aquisição da leitura se dá mediante um diálogo
efetivo entre leitor e texto, é possível perceber que a escola se configura como um
lugar imprescindível para o estabelecimento desse encontro, tendo na figura do
professor um mediador capaz de alargar visões de mundo na medida em que se
responsabiliza por despertar no aluno, o contato com o letramento. Nesse sentido,
a prática pedagógica é aqui abordada como uma ação formativa, desde que
respeite as visões de mundo trazidas pelos alunos para a partir desse momento
fomentar a leitura. É um estudo que se configura como uma pesquisa qualitativa e
bibliográfica, apoiada nos fundamentos teóricos de Kleiman (2008) que
consideram a leitura como um ato dinâmico e interacional, e Freire (1996) para
quem o ato de ler se configura para além da decodificação e traz um sentido mais
amplo para o desenvolvimento da leitura no contexto social, entre outros aportes
teóricos que consideram importante esta temática. O estudo aponta que a leitura
deve ser desenvolvida de modo que o leitor se torne autônomo e interativo,
relacionando os textos às vivências humanas.
Descrição:
PINHEIRO, R. S. "A leitura engrandece a alma": perspectivas e práticas de leitura do ensino fundamental II. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.