UEPB - Repositório Digital

"A leitura engrandece a alma": perspectivas e práticas de leitura do ensino fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinheiro, Roseane da Silva
dc.date.accessioned 2020-03-12T17:36:50Z
dc.date.available 2020-03-12T17:36:50Z
dc.date.issued 2020-03-12
dc.identifier.other CDD 401
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21786
dc.description PINHEIRO, R. S. "A leitura engrandece a alma": perspectivas e práticas de leitura do ensino fundamental II. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como intuito discutir sobre a relevância da leitura no espaço do ensino fundamental II, considerando o ato de ler como uma das atividades essenciais para o desenvolvimento social dos sujeitos, e percebendo nesse segmento educacional uma continuação da formação leitora dos educandos. Sabendo que o processo de aquisição da leitura se dá mediante um diálogo efetivo entre leitor e texto, é possível perceber que a escola se configura como um lugar imprescindível para o estabelecimento desse encontro, tendo na figura do professor um mediador capaz de alargar visões de mundo na medida em que se responsabiliza por despertar no aluno, o contato com o letramento. Nesse sentido, a prática pedagógica é aqui abordada como uma ação formativa, desde que respeite as visões de mundo trazidas pelos alunos para a partir desse momento fomentar a leitura. É um estudo que se configura como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, apoiada nos fundamentos teóricos de Kleiman (2008) que consideram a leitura como um ato dinâmico e interacional, e Freire (1996) para quem o ato de ler se configura para além da decodificação e traz um sentido mais amplo para o desenvolvimento da leitura no contexto social, entre outros aportes teóricos que consideram importante esta temática. O estudo aponta que a leitura deve ser desenvolvida de modo que o leitor se torne autônomo e interativo, relacionando os textos às vivências humanas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title "A leitura engrandece a alma": perspectivas e práticas de leitura do ensino fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta