Resumo:
O transtorno do espectro autista (TEA) está atrelado ao neurodesenvolvimento, caracterizado
por alterações qualitativas na comunicação, interação social e no comportamento, em
diferentes graus de severidade. Objetivamos analisar o dia a dia de um aluno com TEA severo
no âmbito escolar, fazendo analogia com a proposta prevista na lei de inclusão para crianças
autistas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscamos em um estudo de caso fazer uma
análise qualitativa sobrea aluna que estuda na Escola Terlópedes Cruz da cidade de Tacima na
Paraíba. O embasamento teórico para a realização desse trabalho se deu através dos autores
Camargo e Bossa (2009), Malheiro (2011), CAU (2006), dentre outros. Nesta perspectiva, a
temática reafirma a necessidade da inclusão do aluno com TEA na educação infantil de
acordo com leis de inclusão, apresentando um caso especifico e expondo as realidades vividas
nas escolas. Sabendo que mesmo com muitas dificuldades a escola apontada sempre tenta se
adaptar ao aluno de maneira que ele se sinta integrado e que sua aprendizagem seja
desenvolvida de acordo com suas necessidades.
Descrição:
CONCEIÇÃO, M. F. R. da. O Transtorno de espectro autista (TEA) severo na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlópedes Cruz em Tacima - PB. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.