Resumo:
Este estudo tem como objetivo traçar uma análise da aplicabilidade da Lei
10.639/2003, na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, através
da análise do livro didático de História adotado pelos docentes da mesma.
Diante do princípio de que os materiais didáticos são mediadores do processo
de aquisição do conhecimento (BITTENCOURT, 2004), torna-se necessária a
discussão sobre como o mesmo é responsável pela formação de
representações sobre o/a negro/a (CHARTIER, 1990), bem como , de que
modo a partir daí a diferença começa a ser vista como um processo de
negação do outro, através da afirmação de uma identidade superior (SILVA,
2009). Tendo em vista que no cotidiano dos fazeres escolares (CERTEAU,
1994), os docentes e os/as alunos/as são sujeitos históricos importantes na
elaboração de uma nova forma de pensar e de representar a cultura afro-brasileira no contexto da educação, em particular no ensino da História, torna-se necessária a verificação, através da História Oral e da Análise de Conteúdos
(FREITAS, 2006; FRANCO, 2007), de como, através do livro didático, os
indivíduos observam a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, bem como de que
forma eles se relacionam e se identificam com a cultura e história afro-brasileira.
Descrição:
Melo, T. S. de. Nos territórios da história, identidades e representações tecidas sobre negros/as na escola: redes de saberes a partir da Lei 10.639/2003. 2010. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.