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Nos territórios da história, identidades e representações tecidas sobre negros/as na escola: redes de saberes a partir da Lei 10.639/2003

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dc.contributor.author Melo, Thiago Silveira de
dc.date.accessioned 2013-11-04T18:37:04Z
dc.date.available 2013-11-04T18:37:04Z
dc.date.issued 2013-11-04
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2179
dc.description Melo, T. S. de. Nos territórios da história, identidades e representações tecidas sobre negros/as na escola: redes de saberes a partir da Lei 10.639/2003. 2010. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo traçar uma análise da aplicabilidade da Lei 10.639/2003, na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, através da análise do livro didático de História adotado pelos docentes da mesma. Diante do princípio de que os materiais didáticos são mediadores do processo de aquisição do conhecimento (BITTENCOURT, 2004), torna-se necessária a discussão sobre como o mesmo é responsável pela formação de representações sobre o/a negro/a (CHARTIER, 1990), bem como , de que modo a partir daí a diferença começa a ser vista como um processo de negação do outro, através da afirmação de uma identidade superior (SILVA, 2009). Tendo em vista que no cotidiano dos fazeres escolares (CERTEAU, 1994), os docentes e os/as alunos/as são sujeitos históricos importantes na elaboração de uma nova forma de pensar e de representar a cultura afro-brasileira no contexto da educação, em particular no ensino da História, torna-se necessária a verificação, através da História Oral e da Análise de Conteúdos (FREITAS, 2006; FRANCO, 2007), de como, através do livro didático, os indivíduos observam a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, bem como de que forma eles se relacionam e se identificam com a cultura e história afro-brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Cultura Afro-brasileira pt_BR
dc.subject Negro pt_BR
dc.title Nos territórios da história, identidades e representações tecidas sobre negros/as na escola: redes de saberes a partir da Lei 10.639/2003 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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