Resumo:
O presente artigo tem como objetivo principal propor uma ressignificação de uma aula de
Língua Portuguesa (LP), tendo como ponto de partida uma experiência vivenciada durante o
estágio de observação no ensino fundamental. Para tanto, faz-se necessário abordar aspectos da
formação docente, especificamente do professor de LP, tendo o estágio como elemento
indispensável nesse processo. Cada fase do curso de graduação contribui significativamente
para a formação de um bom profissional, mas é no estágio que as experiências são ampliadas e
enriquecidas, por ser um momento de reflexão e identificação com a profissão escolhida. Dessa
forma, por se tratar de um tema relevante, algumas discussões sobre o processo de ensino serão
apresentadas, tendo como base os documentos oficiais que também servem como embasamento
para fundamentar a proposta de ressignificação metodológica que será descrita na última seção
deste artigo. Assim, para fundamentação dos diálogos apontados nesse trabalho, teremos as
contribuições de Pimenta e Lima (2011), Barreiro e Gebran (2006), os Parâmetros Curriculares
Nacionais- PCN (1998), a Lei de Diretrizes e Bases- LDB (BRASIL, 2017), a Base Nacional
Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2017;2018), Brzezinski (2002), Antunes (2003), Oliveira
(2010), dentre outros. Como resultados, os nossos estudos apontam que, ao mesmo tempo que
o estágio se configura um espaço propiciador de reflexão, ele também possibilita ao professor
em formação reformular/redirecionar práticas de ensino que servirão de base para a sua futura
atuação.
Descrição:
LIRA, J. L. A formação do professor de português: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.