UEPB - Repositório Digital

A formação do professor de português: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lira, Jardelly Luis
dc.date.accessioned 2020-03-13T15:19:15Z
dc.date.available 2020-03-13T15:19:15Z
dc.date.issued 2019-11-19
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21799
dc.description LIRA, J. L. A formação do professor de português: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo principal propor uma ressignificação de uma aula de Língua Portuguesa (LP), tendo como ponto de partida uma experiência vivenciada durante o estágio de observação no ensino fundamental. Para tanto, faz-se necessário abordar aspectos da formação docente, especificamente do professor de LP, tendo o estágio como elemento indispensável nesse processo. Cada fase do curso de graduação contribui significativamente para a formação de um bom profissional, mas é no estágio que as experiências são ampliadas e enriquecidas, por ser um momento de reflexão e identificação com a profissão escolhida. Dessa forma, por se tratar de um tema relevante, algumas discussões sobre o processo de ensino serão apresentadas, tendo como base os documentos oficiais que também servem como embasamento para fundamentar a proposta de ressignificação metodológica que será descrita na última seção deste artigo. Assim, para fundamentação dos diálogos apontados nesse trabalho, teremos as contribuições de Pimenta e Lima (2011), Barreiro e Gebran (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998), a Lei de Diretrizes e Bases- LDB (BRASIL, 2017), a Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2017;2018), Brzezinski (2002), Antunes (2003), Oliveira (2010), dentre outros. Como resultados, os nossos estudos apontam que, ao mesmo tempo que o estágio se configura um espaço propiciador de reflexão, ele também possibilita ao professor em formação reformular/redirecionar práticas de ensino que servirão de base para a sua futura atuação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Proposta de ressignificação pt_BR
dc.title A formação do professor de português: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta