Resumo:
O estágio é uma fase crucial no processo de profissionalização do professor, e tem como objetivo possibilitar a construção de conhecimentos e a aquisição de experiências, porém, o estágio é realizado em um período curto de tempo. Com isso, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) criou programas de bolsas de iniciação a docência que possibilitam aos alunos de licenciatura mais tempo para adquirir a prática. Os programas PIBID (2007) e Residência Pedagógica (2017) proporcionam aos futuros professores uma ampla experiência no âmbito educacional. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências com produção textual vivenciadas na sala de aula em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Teresinha Garcia Pereira, em Brejo do Cruz – PB. A parte teórica está fundamentada nos estudos de Dolz (2008), Marcuschi (2002), Pimenta (2009) e Tardif (2010).
Descrição:
SANTOS, J. C. dos. A produção de textos no âmbito do programa residência pedagógica: relato de experiência. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.