Resumo:
Atualmente são imensas as transformações em todo o mundo devido às novas
formas de produção e inovações das tecnologias da informação e comunicação – TIC´s. Estas
transformações influenciam diretamente nos modos de organização de todos, inclusive no
campo educacional. Assim, refletir sobre a educação exige um olhar sobre alguns fatores
determinantes no processo de ensinar e aprender. O docente precisa refletir sobre suas práticas
pedagógicas e se habilitar para o uso dos diversos instrumentos modernos. Nesse sentido, o
trabalho em pauta uma pesquisa de campo quem tem como objetivo geral: compreender os
limites e as possibilidades da utilização das TICs por professores no ensino de língua
portuguesa. Para isso elencamos alguns objetivos específicos como: Conceituar novas TICs,
percebendo a sua importância; compreender os processos de ensino e de aprendizagem
desenvolvidos através das TICs e perceber a opinião dos professores em relação as TICs,
oferecidas pela instituição de ensino. Portanto o trabalho está fundamentado em teóricos como
Mill (2010), Moran (2007), Barreto (2001), entre outros. O resultado da pesquisa mostrou a
importância do uso das TICs, os desafios que dentro da escola podem ser encontrados devido
as precariedades das escolas em se conectar às tecnologias e inovar. Mesmo com todos os
desafios, os professores de português mostraram em suas opiniões que buscam inovar para
que os alunos se motivem cada vez mais.
Descrição:
OLIVEIRA, C. M. de. O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por professores de língua portuguesa. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.