Resumo:
Neste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, como proposta de artigo, é fruto de observação e vivência de aulas de matemática no Instituto dos Cegos do Nordeste em Campina Grande – PB. Metodologicamente, observamos a metodologia do ensino de matemática ministrada aos alunos portadores de deficiência visual da instituição, para tanto, contamos com o apoio dos professores da própria instituição para o aprendizado de práticas pedagógicas e de utilização dos materiais concretos disponíveis no Instituto. Utilizamos, ainda, leitura de textos sobre a história da matemática, geometria, e também textos que apontam para uma retomada do ensino de geometria. Para os procedimentos práticos a serem trabalhados com os alunos da instituição, neste TCC, nos ancoramos na tese de doutorado Matemática e Deficiência visual, do autor Jorge Carvalho Brandão (2010). Tese, esta, que trata do uso de conceitos de técnicas de orientação e mobilidade no ensino de geometria, voltado para o aluno portador de deficiência visual. Os resultados que observamos é que desta união entre matemática e as técnicas de orientação e mobilidade, encontramos um vasto campo de possibilidades para que professores e alunos possam se desenvolver.
Descrição:
SILVA, H. R. S. da. A Matemática e a sua inclusão no ensino para pessoas com deficiência visual: Situações vivenciadas no Instituto dos Cegos de Campina Grande – PB. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.