UEPB - Repositório Digital

Abordagem de atividades experimentais investigativas nas aulas de cinética química da Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Welida Tamires Alves da
dc.date.accessioned 2020-05-05T15:35:01Z
dc.date.available 2020-05-05T15:35:01Z
dc.date.issued 2018-11-26
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21867
dc.description SILVA, W. T. A. da. Abordagem de atividades experimentais investigativas nas aulas de cinética química da Educação Básica. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O Ensino de Química ainda está em fase de mudanças no que diz respeito à maneira como é abordada em sala de aula. Trabalhos reportados na literatura científica apontam que grande parte deste ensino está enraizado no modelo de transmissão e recepção de conceitos. Para minimizar problema se faz necessário a inserção de novas formas metodológicas de ensino nos processos educativos, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar, que favoreça a compreensão dos conceitos científicos vinculado aos fenômenos do seu cotidiano. Neste trabalho de pesquisa, foi aplicado uma intervenção didática com o auxílio da experimentação investigativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de cinética química. Na construção deste, foram necessários pesquisas de referenciais teóricos da área do objeto de estudo, planejamentos dos experimentos e demonstrações durante a execução da intervenção didática. A metodologia se caracteriza como um método de análise qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 22 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Campina Grande PB, os instrumentos de coleta de dados foram questionários de avaliação da proposta de ensino e atividade com questões na perspectiva do ENEM. Os resultados revelaram que os sujeitos da pesquisa avaliaram de forma positiva a intervenção didática e sinalizam que houve aprendizagem significativa para o conteúdo de cinética química. Corroborando os resultados da pesquisa, é possível afirmar que maioria dos participantes da pesquisa vê o uso de experimentos nas aulas como um valioso recurso pedagógico na aprendizagem da Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Cinética Química pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.title Abordagem de atividades experimentais investigativas nas aulas de cinética química da Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta