Resumo:
A ciência biologia tem como escopo de formação a vida em todos os seus aspectos, considerando as inter-relações dos fenômenos biológicos em suas complexidades. Compreender a vida é algo instigante, desafiador, que faz com que muitos busquem uma formação nessa área do saber. Despertar o conhecimento das ciências biológicas desde a formação básica propicia a um grande número de estudantes seguir uma carreira acadêmica alinhada com o saber biológico. Nesse contexto, a pesquisa ora apresentada objetivou avaliar se o ensino de biologia é capaz de influenciar estudantes na busca de uma formação na área de saúde. Para o levantamento dos dados se utilizou um questionário semiestruturado aplicado a alunos de graduação da área de saúde, residentes no município de Nova Palmeira – PB. Os resultados apresentados evidenciaram que os conhecimentos biológicos gerados durante a formação básica, assim como, a busca por compreender sobre saberes no campo biológico, influenciaram nas escolhas profissionais e pessoais dos entrevistados. Construir e transmitir o conhecimento é condição primeira para a evolução do ser humano, esse saber no campo das ciências biológicas constrói a identidade com o fenômeno da vida.
Descrição:
SANTOS, A. E. D. dos. Contribuições pedagógicas do ensino de Biologia que podem influenciar o interesse de estudantes por uma formação na área de saúde. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.