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Avaliação da atenção em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois do uso de exergames em gamificação: Ensaio clínico randomizado

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dc.contributor.author Diniz, Dimas Gabriel Sales
dc.date.accessioned 2020-05-05T16:29:28Z
dc.date.available 2020-05-05T16:29:28Z
dc.date.issued 2018-11-20
dc.identifier.other CDD 613
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21888
dc.description DINIZ, D. G. S. Avaliação da atenção em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois do uso de exergames em gamificação: Ensaio clínico randomizado. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O excesso de peso é uma condição clínica causada por um desequilíbrio energético. Tal situação é o motivo de vários problemas de saúde, dentre eles, a diminuição nos níveis de atenção dos indivíduos. A atenção é uma função executiva que tanto pode sofrer impacto do sobrepeso/obesidade, como pode afetar o percentual de massa corporal. O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de atenção sustentada, dividida, alternada e seletiva em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois da utilização de exergames gamificados durante 50 minutos e 3 vezes por semana. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado que aconteceu em duas escolas previamente sorteadas, sendo uma do grupo controle e outra da intervenção. No total, foram incluídos no estudo 74 indivíduos, sendo 31 do grupo de intervenção e 43 do grupo controle. Os integrantes dos dois grupos foram submetidos ao “Teste de Trilhas”, “Teste Stroop de Cores e Palavras - Versão Victoria” e a uma pergunta sobre seu estado emocional, antes e depois da intervenção. Ao verificar os níveis de atenção, notou-se que a intervenção promoveu significante melhora. Já o estado emocional, após a intervenção, demonstrou um aumento no percentual do nível de estado emocional basal (74,19%) no grupo de intervenção. Conclui-se que a intervenção por exergame gamificado é eficaz na melhora dos níveis de atenção sustentada, dividida, alternada e seletiva e estado emocional basal. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carla Campos Muniz Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Excesso de peso pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Videogame pt_BR
dc.subject Obesidade infantojuvenil pt_BR
dc.title Avaliação da atenção em crianças e adolescentes escolares com excesso de peso antes e depois do uso de exergames em gamificação: Ensaio clínico randomizado pt_BR
dc.type Other pt_BR


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