Resumo:
O trabalho em questão aborda de forma clara e objetiva o valor que o estágio supervisionado apresenta no curso de licenciatura em Educação Física para a formação do futuro profissional da área, bem como, a introdução do mesmo em campo. Disciplina esta, a última da graduação e de caráter obrigatório para o recebimento do título acadêmico. Durante o exercício do estágio é possível identificar problemas e criar soluções no âmbito da educação escolar, deixando claro que os desafios existentes nesta relação aluno x professor x escola são de caráter comum e, portanto, necessita de soluções baseadas na união de todo o corpo docente e discente. Sabemos que o estado tem o dever de fornecer aos profissionais de Educação Física, condições dignas de trabalho com todas as ferramentas necessárias para a execução deste, contudo, nem sempre vemos estes direitos serem assegurados. Esta é hoje a principal barreira que temos em nosso cotidiano. Diante de tal realidade nos resta buscar soluções, através de sugestões junto aos professores e estagiários de Educação Física escolar para melhores condições de trabalho, imposição de limites no ambiente de trabalho e controle da indisciplina. Por fim, podemos entender que o estágio e uma chave que abre a mente de todos os envolvidos nele, quanto à importância do profissional da educação dentro da sua identidade questionadora da realidade, e ainda, um tempo desafiador na construção de sua futura profissão.
Descrição:
TUMA, V. P. P. Estágio Supervisionado: Um relato de experiência sobre as aulas de Educação Física na EEEFM Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.