Resumo:
Esta monografia tem como objetivo investigar a criação da Escola Regional de Auxiliar de Enfermagem,
buscando compreender os discursos modernizantes e práticas médicas, no período de 1950 a 1964 em Campina
Grande. Para cumprir nosso objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionada à nossa temática.
Depois partimos para analisar as fontes orais e impressas, jornais, revistas e livros de memória de intelectuais da
época; também foram utilizadas fontes visuais como filmes. Identificamos um número crescente de escolas e
faculdades, lugares de poder e saber. Uma rede hospitalar em desenvolvimento, espaços de produção e
socialização de saber médico, destacando-se a Escola Regional de Auxiliar de Enfermagem, tendo a mesma
contribuído de forma significativa para o funcionamento da rede hospitalar, bem como para uma melhoria da
assistência médico-hospitalar em Campina Grande. Para tanto, foram utilizadas as contribuições teóricas de
Foucault (1979, 1987, 2002, 2004), que nos possibilitou pensar a disciplina e os espaços de cura na cidade, o
pensamento de Certeau (2007), sobre espaço praticado, os jogos e as anti-disciplinas, além de Chartier (1990),
que possibilitou pensar os intelectuais e suas produções.
Descrição:
Sousa, K. S. B. de. Saúde e assistência médico - hospitalar em Campina Grande
(1950/1964): a escola regional de auxiliar de
enfermagem. 2010. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.