UEPB - Repositório Digital

Os desafios da experimentação alternativa no ensino de soluções químicas na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Danniela Brito de
dc.date.accessioned 2020-05-05T17:48:48Z
dc.date.available 2020-05-05T17:48:48Z
dc.date.issued 2018-12-03
dc.identifier.other CDD 372.35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21946
dc.description SOUZA, D. B. de. Os desafios da experimentação alternativa no ensino de soluções químicas na educação básica. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract As aulas experimentais estão sendo inseridas como proposta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em Química, estas buscam tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Para tanto, se faz necessário que o docente faça uso de metodologias de ensino com a inserção de atividades experimentais, principalmente no ensino de química, que além de ser considerada uma disciplina difícil, com caráter abstrato e uso excessivo de modelo matemático. Estes são fatores que não favorece alunos e dificulta o trabalho docente. Pesquisas científicas reporta que é possível buscar métodos para resolver problemas de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos da química. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo contextualizar o conteúdo de soluções químicas com inserção da experimentação alternativa como recurso auxiliar no ensino dos conceitos de Soluções Químicas. O método usado nesta pesquisa é uma análise qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos de uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande PB, os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontaram que a proposta obteve uma boa aceitação por parte dos participantes da pesquisa, nesta também é possível observar altos índices de aprendizagem por parte dos sujeitos da pesquisa frente aos conceitos de soluções químicas, trabalhados durante a execução da intervenção didática na escola em questão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Experimentação alternativa pt_BR
dc.subject Soluções químicas pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title Os desafios da experimentação alternativa no ensino de soluções químicas na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta