dc.description.abstract |
Desenvolvimento motor é compreendido como o processo de mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo da vida dos seres humanos e é caracterizado por mudanças qualitativas, envolvendo as necessidades biológicas subjacentes as ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho e as habilidades motoras dos indivíduos. Este estudo tem como objetivo diagnosticar e descrever o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças, em idade de ensino fundamental I, matriculadas e frequentando duas escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB. Para tanto, foram definimos como sujeitos da observação crianças que se encontram nas faixas etárias de 9 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, ao qual serviu de paramento para analisar se as crianças se encontravam com o desenvolvimento motor ideal pra sua idade cronológica. A obtenção da coleta dos dados ocorreu na própria escola, onde as crianças foram filmadas realizando as habilidades motoras dos subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2, Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (Ulrich, 2000). Após a filmagem, foi realizada a análise dos dados. As informações estatísticas foram obtidas por meio do programa SPSS 22.0. Foi realizada estatística descritiva por meio da média e/ou mediana, desvio padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas. Também foi utilizado o teste t-Student para comparar as características amostrais. Os resultados observados indicaram que o nível de desenvolvimento motor das habilidades locomotoras fundamentais das crianças é similar com o desenvolvimento de controle de objetos, e que as crianças apresentaram nível de desenvolvimento motor compatível e/ou acima com a respectiva idade cronológica. O estímulo necessário ao desenvolvimento motor é de suma importância nos anos iniciais, levando em conta esse estudo deduz que em sua maioria as crianças têm recebido estímulos necessários ao seu desenvolvimento, seja dentro ou fora do ambiente escolar. |
pt_BR |