UEPB - Repositório Digital

Nível de desenvolvimento motor em crianças de 9 e 10 anos no Ensino Fundamental I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ananias, Luana Maria Apolinário
dc.date.accessioned 2020-05-05T17:53:34Z
dc.date.available 2020-05-05T17:53:34Z
dc.date.issued 2019-11-26
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21952
dc.description ANANIAS, L. M. A. Nível de desenvolvimento motor em crianças de 9 e 10 anos no Ensino Fundamental I. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Desenvolvimento motor é compreendido como o processo de mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo da vida dos seres humanos e é caracterizado por mudanças qualitativas, envolvendo as necessidades biológicas subjacentes as ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho e as habilidades motoras dos indivíduos. Este estudo tem como objetivo diagnosticar e descrever o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças, em idade de ensino fundamental I, matriculadas e frequentando duas escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB. Para tanto, foram definimos como sujeitos da observação crianças que se encontram nas faixas etárias de 9 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, ao qual serviu de paramento para analisar se as crianças se encontravam com o desenvolvimento motor ideal pra sua idade cronológica. A obtenção da coleta dos dados ocorreu na própria escola, onde as crianças foram filmadas realizando as habilidades motoras dos subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2, Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (Ulrich, 2000). Após a filmagem, foi realizada a análise dos dados. As informações estatísticas foram obtidas por meio do programa SPSS 22.0. Foi realizada estatística descritiva por meio da média e/ou mediana, desvio padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas. Também foi utilizado o teste t-Student para comparar as características amostrais. Os resultados observados indicaram que o nível de desenvolvimento motor das habilidades locomotoras fundamentais das crianças é similar com o desenvolvimento de controle de objetos, e que as crianças apresentaram nível de desenvolvimento motor compatível e/ou acima com a respectiva idade cronológica. O estímulo necessário ao desenvolvimento motor é de suma importância nos anos iniciais, levando em conta esse estudo deduz que em sua maioria as crianças têm recebido estímulos necessários ao seu desenvolvimento, seja dentro ou fora do ambiente escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Álvaro Luis Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Desenvolvimento motor pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Habilidades motoras pt_BR
dc.title Nível de desenvolvimento motor em crianças de 9 e 10 anos no Ensino Fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta