Resumo:
O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão acerca da avaliação do ensino- aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada buscando por artigos publicados no período de 2013 a 2018 na plataforma de busca do Google Acadêmico, bem como nas plataformas das Revistas: Movimento, Pensar a Prática – Revista UFG, e Revista Digital – Efdeportes. Utilizando-se as seguintes palavras-chave: Avaliação, Educação Física, e Ensino- Aprendizagem. Constatou-se um aumento significativo nos estudos que tratam a temática, e uma carência em estudos direcionados para o ensino Infantil e Fundamental I. Encontramos 30 artigos e selecionamos 5 para análise, por tratarem da temática no contexto do ensino Fundamental I. Diante da análise identificamos que a avaliação é pautada na pedagogia tradicional, atendendo a exigências burocráticas e legislações vigentes. Prevalecem como métodos para coleta de dados: a observação assistemática e critérios de participação e frequência. Evidenciamos que a falta de entendimento dos professores acerca do conceito e função da avaliação é um dos fatores que limitam sua realização na perspectiva de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, e que muitos destes professores conhecem as tendências críticas da Educação Física. Porém ainda não compreendem como e porque efetiva-las na sua prática pedagógica, sinalizando a necessidade de desenvolver mais estudos afim de esclarecer reais possibilidades para a avaliação no contexto da Educação Física escolar, especialmente voltados para o ensino fundamental I e Infantil, bem como a necessidade de investimentos em formação continuada de Professores de Educação Física.
Descrição:
NASCIMENTO, P. dos S. F. A avaliação do ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I: Uma revisão de literatura. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.