Resumo:
No cenário atual, discussões e debates acerca das concepções/conceitos de Saúde estão cada vez mais frequentes. Como área de conhecimento pertencente também à área da Saúde, a Educação Física tem se mostrado cada vez mais presente, promovendo dentre atividades físicas e do exercício resistido, em vários campos de atuação não formal. Este estudo objetivou-se em identificar quantitativamente a partir de um levantamento bibliográfico no banco de periódicos do CAPES, estudos já publicados num período máximo de 5 anos (2013-2018) sobre a temática da Saúde e a Educação Física, buscando identificar as concepções/conceitos adotados por estes estudos. Dentre do espaço amostral, foram identificados 17 estudos que obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão, quantidade esta que mesmo usando apenas o banco de periódicos do CAPES como único ponto de acesso se mostrou relevante diante da temática abordada. A partir dos estudos encontrados, houve um equilíbrio dentre as concepções/conceitos de saúdes identificados na fase de análise, valorizando dentro da proporção estabelecida, um alinhamento com uma perspectiva mais abrangente da área da Saúde. Torna-se necessário a realização de novos estudos abrangendo os pontos de acesso em novos bancos de dados disponíveis, a fim de se obter melhores resultados. Como estudo inicial, espera-se que possa contribuir para a literatura existente e que sirva de incentivo para futuros estudos de mesma característica metodológica.
Descrição:
MELO, Z. da C. Produção acadêmica: Conceitos de saúde e a Educação Física. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.