Resumo:
O presente relatório foi construído atendendo às exigências da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e teve como objetivo analisar a eficiência da utilização de um blog como estratégia complementar no ensino-aprendizagem na disciplina de ciências em uma turma de 6° ano de uma escola municipal na cidade de Campina Grande, PB. A pesquisa justifica-se devido o avanço das tecnologias de informação que vem provocando grandes mudanças na área da educação, onde o professor encontra-se no desafio de repensar sua forma de ensinar, frente uma clientela que mudou sua forma de aprender. Diante desse cenário o blog BioLógica surgiu como estratégia para melhorar o ensino- aprendizagem e foi desenvolvido especialmente para a turma. Para obtenção dos resultados, vinte e três alunos responderam um questionário fechado. Após a análise de dados, constatou-se que a utilização do blog surtiu um efeito positivo, pois despertou o interesse e curiosidade dos alunos em relação aos conteúdos de ciências. Nessa perspectiva, o professor precisa ser moldável e repensar sua metodologia de ensino, uma vez que se encontra atualmente diante de diversos recursos digitais que podem ser um diferencial no ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos mais envolventes e significativos.
Descrição:
FREITAS, A. S. T. de. Tecnologias em sala de aula: A utilização do blog como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.