UEPB - Repositório Digital

Tecnologias em sala de aula: A utilização do blog como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, Arethusa Sinéia Tavares de
dc.date.accessioned 2020-05-05T18:40:38Z
dc.date.available 2020-05-05T18:40:38Z
dc.date.issued 2019-11-28
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21984
dc.description FREITAS, A. S. T. de. Tecnologias em sala de aula: A utilização do blog como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente relatório foi construído atendendo às exigências da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e teve como objetivo analisar a eficiência da utilização de um blog como estratégia complementar no ensino-aprendizagem na disciplina de ciências em uma turma de 6° ano de uma escola municipal na cidade de Campina Grande, PB. A pesquisa justifica-se devido o avanço das tecnologias de informação que vem provocando grandes mudanças na área da educação, onde o professor encontra-se no desafio de repensar sua forma de ensinar, frente uma clientela que mudou sua forma de aprender. Diante desse cenário o blog BioLógica surgiu como estratégia para melhorar o ensino- aprendizagem e foi desenvolvido especialmente para a turma. Para obtenção dos resultados, vinte e três alunos responderam um questionário fechado. Após a análise de dados, constatou-se que a utilização do blog surtiu um efeito positivo, pois despertou o interesse e curiosidade dos alunos em relação aos conteúdos de ciências. Nessa perspectiva, o professor precisa ser moldável e repensar sua metodologia de ensino, uma vez que se encontra atualmente diante de diversos recursos digitais que podem ser um diferencial no ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos mais envolventes e significativos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Blog pt_BR
dc.subject Programa Residência Pedagógica pt_BR
dc.title Tecnologias em sala de aula: A utilização do blog como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta