UEPB - Repositório Digital

A utilização dos jogos de celular no ensino de Física: Relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Gyovanna Kelly Matias do
dc.date.accessioned 2020-05-05T18:48:34Z
dc.date.available 2020-05-05T18:48:34Z
dc.date.issued 2019-11-22
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21996
dc.description NASCIMENTO, G. K. M. do. A utilização dos jogos de celular no ensino de Física: Relato de experiência. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O avanço tecnológico tem trazido mudanças em diversos âmbitos sociais, inclusive na educação. A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, implica em uma nova maneira de conceber o conhecimento através de recursos fortemente presentes no cotidiano dos estudantes. Autores como Cunha (2009), Kenski (2012), Libâneo (2013), Moran (2012), Prensky (2012), Silva (2018), Tajra (2001) e Valente (2005) defendem que a educação deve acompanhar as evoluções mundiais e desenvolver novas táticas de aprendizagem respeitando as características de cada geração. O celular é uma TIC comum a todos, e a atual geração de alunos, por ter acesso a essa ferramenta desde os anos iniciais, possui um grande domínio das funções do celular. Sendo assim, torna-se viável utilizá-lo como recurso didático facilitador da aprendizagem no ensino de Física, seja para introduzir, mediar ou concluir uma determinada temática. Partindo desse pressuposto, este estudo traz o relato de uma experiência da aplicação de uma proposta didática, desenvolvida com o intuito de utilizar o celular nas aulas de Física de uma turma de 2º ano do ensino médio regular, pertencente à uma escola estadual, situada no município de Alago Nova – PB. Um aplicativo e um jogo foram utilizados para introduzir os conteúdos referentes ao estudo de Ondulatória. Ao final da aplicação da proposta observou-se que a mesma despertou grande interesse dos estudantes, pois relacionaram a ferramenta tecnológica com o conteúdo físico estudado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Celular pt_BR
dc.subject Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs pt_BR
dc.title A utilização dos jogos de celular no ensino de Física: Relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta