Resumo:
O estudo de caráter qualitativo configurou-se como uma pesquisa documental, do tipo análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Teve o objetivo de analisar a expressão cultura corporal de movimento na Base Nacional Comum Curricular documento referente ao Ensino Médio. O corpus documental constituiu-se no Documento da Base Nacional Comum Curricular versão 2018 para o ensino médio. Os dados obtidos mostram-nos primeiramente que a cultura corporal de movimento é tratada como objeto de estudo e análise da Educação Física e que as discussões sobre esta expressão ganham força por incorporarem conhecimento de outras áreas do conhecimento. A ideia de interação junto a outras áreas do conhecimento aparece firmemente nas unidades de registro e nas temáticas abordadas junto à cultura corporal de movimento. Há uma maior recorrência dos conhecimentos ligados as ciências humanas nas discussões e reflexões sobre o objeto de estudo. Os discursos sobre o corpo ficaram distantes de sua importância para compreensão totalitária do mesmo. Apesar das críticas que circulam o documento, é preciso reconhecer os seus anseios e compreender dentro de um processo histórico.
Descrição:
EDUARDO, G. A cultura corporal de movimento frente a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Médio. 2018. 35f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.