UEPB - Repositório Digital

Análises de imagens de livros didáticos do PNLD e suas relações com o ensino da termoquímica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Letícia Tavares de
dc.date.accessioned 2020-05-05T18:53:21Z
dc.date.available 2020-05-05T18:53:21Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22000
dc.description SANTANA, L. T. de. Análises de imagens de livros didáticos do PNLD e suas relações com o ensino da termoquímica. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Mesmo que os conteúdos sejam ensinados através de conceitos bem relacionados ao cotidiano, não dispensam o uso das representações químicas. As abstrações químicas podem ter visibilidade com o auxílio das imagens, fazendo-se necessário o domínio da linguagem química para uma boa interpretação das mesmas. Esse recurso didático pode ser usado nas aulas, durante a abordagem dos conceitos de termoquímica, para facilitar o processo de ensino/aprendizagem. A visão semiótica vai desvendar de que forma se dá a assimilação dos símbolos da linguagem química na nossa mente, por estar envolvida na mediação do conhecimento químico. Diversas pesquisas na área de educação em ciências química apontam que a utilização de recursos visuais pode auxiliar os estudantes na compreensão dos conteúdos com alto nível de abstração por, em sua maioria, se desenvolverem atrelados a fórmulas, equações, moléculas etc. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar a importância da imagem como uma possibilidade da melhoria da qualidade do ensino dessa ciência como disciplina, a partir da análise de quatro livros didáticos do PNLD, em uma pesquisa bibliográfica. Metodologicamente, essa pesquisa qualitativa investigou algumas imagens dispostas na apresentação de conceitos básicos do conteúdo de Termoquímica, a partir de uma pesquisa exploratória. Pela análise documental percebeu-se, nos livros didáticos, uma utilização mínima de imagens que representem o universo da química, na apresentação dos conceitos termoquímicos, assim como a importância das legendas e da intervenção do professor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antônio Nóbrega de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguagem química pt_BR
dc.subject Imagens pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Termoquímica pt_BR
dc.title Análises de imagens de livros didáticos do PNLD e suas relações com o ensino da termoquímica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta