Resumo:
A literatura de ficção científica é um gênero que lida com conceitos ficcionais e especulativos, geralmente relacionados a ciência e tecnologia e seus impactos na sociedade, baseando-se em fatos e conceitos científicos reais para compor seu enredo. Na busca por alternativas de um ensino de química mais contextualizado, esse trabalho vem propor a utilização de um conto de ficção científica para melhorar a integração entre o aluno e o conhecimento científico, unindo diferentes áreas do conhecimento: a literatura e a química. Desse modo, procurou-se no conto Pâté de Foie Gras do escritor Isaac Asimov elementos ficcionais que poderiam ser utilizados para a explicação de conceitos da química. No conto pôde-se perceber que existe a possibilidade de interligar situações descritas no conto com explicações de conteúdos da química, relacionando com alguns livros didáticos utilizados no ensino de química. A complexidade de informações trazidas neste conto, amplia a possibilidade de os alunos entenderem como a ciência funciona e desenvolve no aluno a competência de leitura. A sequência didática proposta, para a aplicação do conto como um recurso para o ensino de química, foi avaliada por alunos do mestrado do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, a partir do instrumento de coleta de dados que foi o questionário contendo nove itens baseados na escala de Likert e uma questão discursiva. Os resultados foram organizados em gráficos, que trouxe como resposta a excelente aceitação da proposta didática por parte dos participantes, que consideraram a proposta interdisciplinar, inovadora, capaz de desenvolver senso crítico e estimular a competência de leitura, tornando essa sequência didática aplicável ao ensino de química na educação básica.
Descrição:
ALVES, B. T. da S. O conto Pâté de Foie Gras como recurso inspirador no ensino de Química na Educação Básica. 2019. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.