UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência: O ensino de cinética química a partir do tema gerador conservação de alimentos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Izabella Gomes de
dc.date.accessioned 2020-05-05T19:03:58Z
dc.date.available 2020-05-05T19:03:58Z
dc.date.issued 2019-12-09
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22009
dc.description MEDEIROS, I. G. de. Relato de experiência: O ensino de cinética química a partir do tema gerador conservação de alimentos. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de química apesar de muitos avanços nas novas práticas pedagógicas, ainda é notório a ausência da inclusão do cotidiano dos alunos na sala de aula. As abordagens dos conteúdos de físico-química nas aulas de química são discutidas por muitos professores e pesquisadores como assuntos de difícil aprendizagem, justificando então a necessidade de inovação nas aulas. Dentre muitas propostas, discutir assuntos a partir de temas geradores é uma ferramenta que vem surtindo resultados satisfatórios. A conservação dos alimentos é um assunto que faz parte do cotidiano dos alunos. O mesmo apresenta características que se enquadram ao conteúdo de cinética química, principalmente na discussão dos fatores que influenciam na velocidade de uma reação, como o efeito da tempertura. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e de abordagem qualitativa e teve como principal objetivo trabalhar o estudo da conservação dos alimentos dentro do conteúdo de cinética química, a partir da análise do conhecimento prévio dos estudantes, intervenção direta com aulas expositivas tradicionais, discussão sobre a pericividade dos alimentos, demonstração em sala de aula de situações reais com relação a conservação dos alimentos e experimentação realizada pelos próprios estudantes. Em todas as aulas os alunos foram bastante participativos, atentos aos conteúdos e momentos de discussão sobre as observações dos experimentos realizados por eles com riqueza científica. Foi perceptível o avanço da turma quando avaliada e comparara a primeira aula e na sequência, ateé a última aula. A falta de infraestrutura escolar, apesar de fundamental para a realização do trabalho docente, foi suprimida pelo entusiasmo dos estudantes, pela participação em cada momento e pelos resultados bastante satisfatórios alcançados nesta pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juracy Regis de Lucena pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Conservação dos alimentos pt_BR
dc.subject Cinética Química pt_BR
dc.title Relato de experiência: O ensino de cinética química a partir do tema gerador conservação de alimentos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta