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Contribuições do tema Química forense na formação do professor de Química

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dc.contributor.author Silva, Nayanne Kessya Juvino da
dc.date.accessioned 2020-05-05T19:09:38Z
dc.date.available 2020-05-05T19:09:38Z
dc.date.issued 2018-12-07
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22031
dc.description N. K. J. da. Contribuições do tema Química forense na formação do professor de Química. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, a Ciência Forense tem atraído à atenção dos jovens, pois vem ganhando espaço na mídia, literatura e cinema. A Química Forense como uma subárea da Ciência Forense tem ampla aplicação na perícia e quando inserida no processo educacional, torna-se uma importante ferramenta de divulgação da ciência, por possuir caráter inter e transdisciplinar. A temática que envolve álcool e trânsito é bastante relevante pelo fato de ser uma problemática muito frequente na sociedade e em grande parte entre os jovens, provocando graves consequências a saúde e a vida, além de se tratar de um tema que permite trabalhar uma série de conceitos da disciplina. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é de investigar as contribuições que esse tema traz à formação do professor de Química e as suas práticas docentes, bem como a eficácia da transposição didática feita com essa temática na educação básica. Para isto, realizou-se um minicurso com discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba, matriculados na disciplina de estágio curricular IV e ao final dele foi elaborada e aplicada uma proposta de intervenção didática com o tema gerador “Álcool e Trânsito”. A proposta didática foi desenvolvida em uma turma da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campina Grande-PB, onde o tema “Álcool e Trânsito” possibilitou trabalhar o conteúdo curricular de função orgânica, álcool. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários para avaliação: da viabilidade de utilizar o tema; da proposta de intervenção e da aprendizagem. Os dados coletados foram sistematizados em gráficos, categorizados em tabelas e discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados apontaram que 100% dos professores em formação inicial avaliaram a proposta como positiva, tendo em vista que permite fazer uma abordagem contextualizada, despertando a curiosidade dos alunos, desenvolvendo as competências e habilidades previstas nos planos de educação e possibilitando trabalhar diversos conteúdos da matriz curricular da disciplina no ensino básico. No desenvolvimento da intervenção, entre os alunos do ensino médio, a proposta foi bem aceita por todos eles, de fato despertou a curiosidade deles, favoreceu a relação professor/aluno, promoveu maior interação dos integrantes em sala de aula, bem como possibilitou associar os conceitos já abordados com as aplicações que foram vistas no desenvolver da proposta, contribuindo assim no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sara Regina Carneiro de Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Química Forense pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Contribuições do tema Química forense na formação do professor de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


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