UEPB - Repositório Digital

Tabela periódica: Uma proposta lúdica com enfoque CTSA para o ensino de Química contextualizado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Rayanne Lima
dc.date.accessioned 2020-05-05T19:09:49Z
dc.date.available 2020-05-05T19:09:49Z
dc.date.issued 2018-12-12
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22033
dc.description BARROS, R. L. Tabela periódica: Uma proposta lúdica com enfoque CTSA para o ensino de Química contextualizado. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo é uma pesquisa de caráter qualitativo que tem por objetivo desenvolver e avaliar uma proposta metodológica lúdica com enfoque CTSA para trabalhar o conteúdo de Tabela Periódica em turma do ensino fundamental 9°ano composta de 15 alunos, os quais foram divididos em cinco grupos. O desenvolvimento deste trabalho contou com etapas que englobaram a aplicação de um questionário, o desenvolvimento de materiais didáticos utilizando materiais alternativos que correlacionam os elementos químicos, com o que é encontrado no cotidiano, visando facilitar a aprendizagem do aluno. Para isso fizemos uso de aula expositiva, aplicação de jogo de palavras cruzadas e redação de texto dissertativo além da construção da tabela periódica no modelo proposto. As etapas da proposta apresentaram como características de avaliação os parâmetros de classificação de Bloom (1993) contemplando avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Ficou perceptível por meio dos resultados obtidos que a presente proposta metodológica é relevante para a área de Ensino de Química, visto que apresentou resultados satisfatórios, como também englobou aspectos importantes para a formação científica e cidadã dos educandos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Tabela Periódica pt_BR
dc.subject Materiais didáticos pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.title Tabela periódica: Uma proposta lúdica com enfoque CTSA para o ensino de Química contextualizado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta