UEPB - Repositório Digital

Desafios de professores de Química quanto a inclusão de alunos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pequeno, Ilma Cândida
dc.date.accessioned 2020-05-05T19:10:18Z
dc.date.available 2020-05-05T19:10:18Z
dc.date.issued 2018-11-23
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22034
dc.description PEQUENO, I. C. Desafios de professores de Química quanto a inclusão de alunos. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como tema os desafios de professores de Química quanto a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. A maioria dos Cursos de Licenciatura em Química nas Universidades no Brasil não está formando professores qualificados para atuar no processo da Educação Inclusiva. Para que possamos mudar essa situação devemos investigar e discutir sobre a formação inicial e continuada dos professores. Com isso os objetivos desta pesquisa foram investigar, compreender, refletir, e identificar as dificuldades enfrentadas por professores de Química quanto a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular da Cidade de Queimadas-PB. A pesquisa se constitui em um estudo de caso, o instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado e analisado qualitativamente. Os participantes foram sete professores de Química de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino da Cidade de Queimadas. As respostas dos professores participantes foram analisadas a partir de referenciais teóricos escolhidos como Mantoan (2006), Diniz (2007), Lima (2006) e outros, buscando fazer um paralelo entre as suas ideias com a realidade dos participantes da pesquisa. Os professores de Química não tiveram uma formação inicial suficiente para que pudessem lidar com as diferenças em sala de aula, portanto esta pesquisa teve a intenção de mostrar aos professores oportunidades para refletirem sobre a educação inclusiva e de como superar esses desafios. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino público pt_BR
dc.subject Professor de Química pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Desafios de professores de Química quanto a inclusão de alunos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta