UEPB - Repositório Digital

Experiências vivenciadas e suas contribuições na formação inicial de professores de Química no PROAFE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura, Caio Bruno Diniz
dc.date.accessioned 2020-05-05T19:10:39Z
dc.date.available 2020-05-05T19:10:39Z
dc.date.issued 2019-12-07
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22036
dc.description MOURA, C. B. D. Experiências vivenciadas e suas contribuições na formação inicial de professores de Química no PROAFE. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Ciências em ambientes diferenciado do formal de ensino sinaliza para uma prática atrativa de ensinar os conceitos desta componente e estimular o aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a experiências vivenciadas pelos licenciando ao ensinar Química em um espaço diferenciado do formal de aprendizagem e as contribuições deste espaço no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Química no Ensino Fundamental. Este estudo foi desenvolvido no Museu Vivo da Ciência, Lynaldo Cavalcanti, da cidade de Campina Grande, durante as aulas de ciências com alunos do 9º ano de escolas públicas municipais desta cidade participante do Programa de Apoio à Formação e ao Ensino no Município de Campina Grande – PB (PROAFE). O público envolvido no projeto foram os alunos monitores do curso de Licenciatura em Química do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, um questionário, serviu como instrumento de coleta de dados para avaliação da vivência dos graduandos. Os resultados obtidos foram sistematizados em tabela além de discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a experiência vivenciada pelos Licenciandos de Química foi bem aceita, o que favoreceu tanto a aprendizagem dos alunos quanto a formação acadêmica dos monitores, as aulas neste tipo de espaço podem despertar o interesse dos estudantes pelo estudo da Química favorecendo ao processo de ensino e aprendizagem dos participantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.title Experiências vivenciadas e suas contribuições na formação inicial de professores de Química no PROAFE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta