UEPB - Repositório Digital

Programação funcional e teoria dos jogos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha Neto, Joaquim Aníbal
dc.date.accessioned 2020-05-05T19:20:23Z
dc.date.available 2020-05-05T19:20:23Z
dc.date.issued 2019-12-10
dc.identifier.other CDD 005.13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22055
dc.description ROCHA NETO, J. A. Programação funcional e teoria dos jogos. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o poder da programação funcional por meio da implementação do jogo Coronel Blotto com a linguagem de programação Haskell, que é uma linguagem puramente funcional. No jogo, o foco principal será abordar alguns conceitos pertinentes à Teoria dos Jogos, área que tem muita importância não só para a Computação, como também para a Economia, Biologia, Política, etc. Isso será feito da forma mais simples, direta e prática possível, sendo utilizado o jogo Coronel Blotto, que é amplamente estudado na Teoria dos Jogos. A abordagem da parte teórica da Teoria dos Jogos é realizada de forma dinâmica, com o jogador sendo acompanhado e recebendo orientações de como são empregados os conceitos, com o intuito de oferecer e proporcionar as próprias percepções ao jogador, buscando, assim, diversificar a maneira como os conceitos são repassados e demonstrando na prática como funciona. Tanto a parte lógica como a parte gráfica e de interação com o usuário foram implementadas utilizando Haskell, uma das principais linguagens que seguem o paradigma de programação funcional de forma pura, aproveitando esse projeto para comprovar o poder proporcionado por ela e que é desconhecido por muitos programadores. Após uma exposição simplista sobre o jogo, serão apresentados alguns dos pontos principais desse paradigma, seus princípios, suas vantagens, como também características da linguagem Haskell a fim de situar o leitor. Serão abordados também o processo de desenvolvimento e as suas particularidades, enfatizando questões relacionadas com a programação funcional. Ao fim será apresentada a versão desenvolvida do jogo, comprovando as características apresentadas, juntamente com as possíveis linhas de melhoria que podem ser seguidas após esse trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edson Holanda Cavalcante Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Coronel Blotto pt_BR
dc.subject Haskell pt_BR
dc.subject Programação funcional pt_BR
dc.subject Teoria dos Jogos pt_BR
dc.title Programação funcional e teoria dos jogos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta