Resumo:
Esta monografia de especialização teve como objetivo analisar se o curso de Licenciatura em
Matemática da UEPB propicia conhecimentos para os alunos desenvolverem habilidades para
inserir atividades com Modelagem Matemática na prática docente. A pesquisa se enquadra
numa abordagem qualitativa e contou com uma análise do projeto pedagógico do curso, a
aplicação de um questionário e a realização de uma entrevista com alunos formandos do
semestre 2012.1. Para o levantamento e análise das atividades de Modelagem presentes no
curso foram utilizadas as categorias de ações de vivência da Modelagem e as ações didáticopedagógicas
de Modelagem propostas por Silva (2006). Neste trabalho foi possível perceber
que as disciplinas do currículo proposto que abordam a Modelagem Matemática não efetivam
tais conhecimentos na prática, levando os alunos observados a não desenvolverem
conhecimentos básicos sobre o seu uso em sala de aula, o que reduziu a utilização da
Modelagem a uma das etapas (a resolução de problemas) realizada de forma tradicional.
Descrição:
CARVALHO, É. M.
O Ensino de Modelagem Matemática no curso de
Licenciatura em Matemática da UEPB. 2013. 54f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.