Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo saber e comparar se a família tem
influência no processo de ensino e aprendizagem da criança. Bem como
comparar como isso se dá nas diferentes redes de ensino e verificar se a
escola dispõe de meios para fazer a relação professor e família acontecer. A
pesquisa aqui apresentada foi de cunho qualitativo e realizou-se na cidade de
Belém-PB, em escolas públicas e privadas, com a utilização de questionários
como instrumento para a coleta de dados. Através desse estudo utilizando
autores como Martins (2006), Luck (2010), Brendler (2013), dentre outros que
fundamentaram a pesquisa pudemos identificar novos modelos de família, a
pluralidade das redes de ensino, como acontece esse processo de adaptação
da família na escola, a relação e a participação da mesma nos assuntos
escolares, e se de fato a criança sofre influência por parte da família em sua
vida acadêmica. A pesquisa é pertinente, aqueles que se interessam pela
temática, por se tratar de algo que tem bastante peso no âmbito educacional, já
que envolve os dois principais pilares da criança e do jovem, que é a família e a
escola.
Descrição:
CARDOSO, K. da C. A influência da família no processo de ensino e aprendizagem da criança da educação básica na cidade de Belém-PB. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.