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A política de saúde do trabalhador e da trabalhadora no CERAST: um relato da experiência do estágio obrigatório em serviço social

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dc.contributor.author Tomaz, Luzinete Quaresma
dc.date.accessioned 2020-05-22T16:47:43Z
dc.date.available 2020-05-22T16:47:43Z
dc.date.issued 2019-11-28
dc.identifier.other CDD 362.85
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22079
dc.description TOMAZ, L. Q. A política de saúde do trabalhador e da trabalhadora no CERAST: um relato da experiência do estágio obrigatório em serviço social. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Com a homologação da Política Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) , em 2012, constituiu-se um passo importante para orientar as ações em atenção em saúde no Brasil. Em concordância no que preconiza a política do trabalhador(a), rural ou urbano, do setor público ou privado, assalariado, autônomo, doméstico, aposentado ou desempregado, tem direito a uma atenção integral à saúde e, portanto, é sujeito da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora(PNSTT). Diante dos relatos no estágio obrigatório, notou-se que os usuários não tinham conhecimentos das informações sobre as leis e direitos que lhes eram assegurados nesta política, que contém as ações do SUS. Objetivou-se então relatar a experiência dasSalas de Espera desenvolvidas no estágioobrigatório de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no serviço CERAST de Campina Grande/PB.Trata-se de um Relato de Experiência do tipo descritivo. Para tanto, buscou desenvolver estratégias de viabilização e disseminação de informações acerca da PNSTT, junto aos usuários no CERAST; produzir subsídios pedagógicos para socializar as informações; discorrer as ações desta política nos três níveis de atenção do SUS, interagindo de forma direta com os usuários, dando ênfase a comunicação de acidente de trabalho –CAT e destaque ao Art. 8b da Portaria n° 1.823 de 23 de agosto de 2012 e, a partir disso, subsidiar o debate também sobre a importância do trabalho desenvolvido neste serviço.Neste Relato é descrita a atuação do Assistente Social junto aos usuários que buscam o serviço do CERAST com suas demandas, promovendo as possibilidades do indivíduo voltar as suas atividades laborais. Durante o período do estágio obrigatório, foi possível conhecer a estrutura física do serviço do CERAST, além de acompanhar a rotina dos atendimentos, as ações voltadas para execução desses serviços e a realização das Salas de Espera. Compreende-se que as Salas de Espera foram de grande importância para os usuários com propagação das informações voltadas paraSaúde do(a) Trabalhador(a), uma vez que muitos usuários não são conhecedores desta política tão pouco de seus direitos assegurados por ela, tanto os que já são atendidos, quanto os que vêm em busca de atendimento. Essa experiência me permitiu identificar a importância das atividades desenvolvidas no CERAST, não apenas como um espaço de reabilitação pré-estabelecido vinculado às normas e rotinas, mas também um espaço de aproximação e acolhimento. Tendo em vista a necessidade de informação a estes, reitera-se a importância deste trabalho, uma vez que os trabalhadores assistidos na instituição CERAST são necessitados de sua reabilitação para voltarem a exercer suas atividades laborais e usufruírem dos direitos assegurados dentro das ações do SUS. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Serviço social pt_BR
dc.subject Política de saúde do trabalhador pt_BR
dc.subject Sistema Único de Saúde (SUS) pt_BR
dc.subject Acidente de trabalho pt_BR
dc.subject Doenças ocupacionais pt_BR
dc.title A política de saúde do trabalhador e da trabalhadora no CERAST: um relato da experiência do estágio obrigatório em serviço social pt_BR
dc.type Article pt_BR


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