UEPB - Repositório Digital

Gestão da qualidade: o caso de uma indústria metalúrgica de ferragens e fechaduras da cidade de Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Demétrio, Brena Mikaely de Brito
dc.date.accessioned 2020-05-22T17:21:42Z
dc.date.available 2020-05-22T17:21:42Z
dc.date.issued 2018-11-22
dc.identifier.other CDD 658.562
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22085
dc.description DEMÉTRIO, B. M. de B. Gestão da qualidade: o caso de uma indústria metalúrgica de ferragens e fechaduras da cidade de Campina Grande-PB. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Com o advento da globalização e o avanço da tecnologia, as organizações tornaram-se mais competitivas e os consumidores mais exigentes. Com isso, a implantação de um sistema de gestão da qualidade configura-se um diferencial competitivo dentro das organizações, em busca de padronizar os processos, reduzir o número de falhas, desvios e os custos com a produção, além de auxiliar na identificação de problemas, soluções e na tomada de decisão. Nesse contexto, este artigo objetivou identificar quais ferramentas de qualidade são aplicadas em uma indústria metalúrgica de ferragens de fechaduras da cidade de Campina Grande-PB. Para obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo de natureza qualitativa, fazendo-se uso do estudo de caso através de entrevistas semiestruturadas, as quais foram tratadas a partir da utilização da técnica de análise de conteúdo. Foi possível identificar nos resultados da pesquisa que as principais ferramentas utilizadas no processo produtivo são de inspeção, nas quais agem, predominantemente, sobre ações corretivas em detrimento das preventivas. A aplicação de ferramentas da gestão da qualidade acarreta fortes resistências e falta de adesão dos funcionários. Nota-se um despreparo dos gestores ao incentivar e comunicar sobre a importância de cada indivíduo no processo de melhoria contínua e alcance da qualidade. Observa-se esse fato a partir da conduta dos colaboradores que atuam de forma negligente, ignorando os padrões de qualidade estabelecidos pela fábrica. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Gestão de qualidade pt_BR
dc.subject Ferramentas de qualidade pt_BR
dc.subject Indústria metalúrgica pt_BR
dc.title Gestão da qualidade: o caso de uma indústria metalúrgica de ferragens e fechaduras da cidade de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta