Resumo:
O presente trabalho destina-se ao objetivo de produzir uma análise das aulas
ministradas de Educação Física na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio
Maria de Lourdes Meira visando a analisar as práticas metodológicas propondo
buscar informações a respeito da modalidade voleibol no ensino fundamental e
médio, podendo ser trabalhada de várias maneiras, dependendo do local, público e
dos objetivos que o profissional visa atingir com tal prática. Esta modalidade
desportiva pode desenvolver em seus praticantes o gosto pela competição, mas, no
contexto escolar, pode ser um instrumento para a educação por meio do esporte,
incentivando nos alunos o desejo pelo jogo, por isso a importância de se ensinar
corretamente o sentido do jogo e o conceito da competição e a caracterização
também da mesma como a descrição da estrutura física, o espaço, seu
funcionamento, projeto político pedagógico, o ensino e a aprendizagem da disciplina
Educação Física no ambiente escolar, entender a organização e a normatização da
instituição e principalmente investigar, analisar e compreender a realidade da
disciplina de Educação Física no Ensino Médio, averiguando os conteúdos
metodológicos de ensino e as demais práticas educativas referente não apenas na
ludicidade no voleibol como as brincadeiras e jogos, sua introdução, que o envolve,
na busca de uma melhor aceitação da proposta curricular aliada às atividades físicas
escolares.
Descrição:
OLIVEIRA, D. M. S. Voleibol e ludicidade. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.