Resumo:
O presente artigo traz à tona o quanto o uso das brincadeiras e dos jogos pode ser
benéfico para o desenvolvimento infantil face às etapas escolares que atingem o contexto
do Ensino Fundamental I uma vez que a Educação Física se torna ainda mais presente na
rotina escolar. O objetivo geral do trabalho trouxe o desafio de mostrar como o fator lúdico
auxilia no desenvolvimento dos alunos. Os objetivos específicos focaram em pesquisar
tipos de jogos, o que os teóricos pensam sobre esse processo e refletir sobre quais
práticas podem ser essenciais para o ensino. A metodologia usada se baseou em uma
pesquisa bibliográfica para apoiar de maneira a fundamentação teórica, nisso, foram
pesquisados artigos e livros que tratam sobre o assunto, desse aprofundamento conclui-se
que o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança são movimentos influenciados
pelo uso de ferramentas lúdicas e que elas podem fazer a diferença em vários elementos
apoiando o profissional da educação para utilizar jogos e brincadeiras ao aspecto físico.
Em relação ao método qualitativo, houve outra pesquisa em estudos de caso realizados
nos últimos dez anos e em ambos, houve a confirmação de que podem ocorrer melhorias
conforme a necessidade das atividades lúdicas além da concentração dentro da Educação
Física mesmo com dificuldades oriundas em praticamente todas escolas em território
nacional tanto em estrutura como em falta de material adequado.
Descrição:
MARTINS, F. C. C. As brincadeiras e os jogos no desenvolvimento do aluno. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.