Resumo:
Atualmente o mundo ainda vive um momento de muita luta pelos direitos dos grupos
menores, excluídos e segregados e por sua inclusão social. Devido às dificuldades qualitativas
na interação, comunicação e até mesmo na imaginação, o convívio da criança autista, por
meio da inclusão com as outras crianças do ensino regular, no ambiente escolar, é de grande
valor, pois estimula o desenvolvimento de suas capacidades interativas impedindo o
isolamento do indivíduo. A Educação Física escolar é importante, pois contribui em aspectos
relacionados à formação geral como o desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo,
visando também o hábito da pratica das atividades físicas como sendo fundamentais para uma
vida saudável. Deste modo, os objetivos querem contribuir com o processo de inclusão das
crianças autistas nas aulas de educação física escolar, buscando meios de conhecimentos
sobre os direitos dos autistas e deveres dos professores. Na escola de ensino regular, inclusiva,
a criança autista tem a oportunidade de variar sua vivência habitual, diária, com algo novo
proposto pelo professor, nas aulas de educação física. No processo de educação do autista há
vários desafios para os professores, principalmente no contato inicial dos alunos com a
disciplina. Para que o aluno demonstre evolução em seu desenvolvimento é necessário que o
professor tenha comprometimento e conhecimento para planejar suas aulas comprometidas
com a estimulação desses alunos.
Descrição:
SOUTO, J. T. M. Educação física autismo e inclusão. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.