Resumo:
O artigo analisa a produção teórica sobre o carnaval no campo disciplinar da Administração
no Brasil, usando como método a abordagem de Norman Fairclough (2001), da Análise
Crítica do Discurso (ACD), considerando especificamente a categoria da intertextualidade. A
partir da intertextualidade podemos compreender como os elementos dos discursos repetemse
e relacionam-se em textos distintos, evidenciando os elementos comuns que perpassam
esses textos em uma produção acadêmica sobre determinado assunto. Foram pesquisados
trabalhos sobre o tema publicados nos Anais do Associação Nacional de Pós-Graduação e
Pesquisa em Administração, no período de 1998 a 2019. O objetivo foi compreender como o
tema do carnaval vem sendo apropriado pela área. Os resultados da pesquisa apontam que o
principal tema que o carnaval mobiliza na Administração é a profissionalização da festa. Esse
tema é abordado no âmbito da administração pública, mais especificamente, associado a
questão da governança pública urbana e da representação social. A discussão sobre o carnaval
sofre uma inflexão quando se começa a focalizar o conflito que passa existir entre as
dimensões econômico-mercantil e simbólico-cultural, com destaque para necessidade de se
equalizar essas dimensões para manter a lucratividade da festa. De modo que as contribuições
da Administração para o tema do carnaval estão canalizadas para transformação do carnaval
como negócio numa perspectiva gerencial.
Descrição:
SOUZA, I. V. A produção teórica sobre o carnaval na administração: uma revisão bibliográfica. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.