Resumo:
Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade empresarial criada a partir da Lei Complementar nº 128/2008, tornando-se popular na última década por possibilitar a legitimação de várias classes de profissionais autônomos e profissionais liberais, dando-lhes um formato jurídico e porte empresarial; esta lei passou a vigorar no ano de 2009. Este estudo tem como objetivo principal investigar quais os Modelos de Negócios utilizados por Microempreendedores Individuais de salões de beleza na cidade de Patos-PB na gestão de seus negócios. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de natureza qualitativa, sob a perspectiva exploratória. Constatou-se que os Microempreendedores Individuais apresentam fragilidades no tocante à gestão empresarial de seus empreendimentos, mediante análise das respostas obtidas pelo roteiro semiestruturado. Sugere-se que a implementação do Business Model Generation Canvas é adequado para uma gestão mais eficiente destes empreendimentos, tendo em vista sua fácil compreensão e usabilidade.
Descrição:
CANDEIA, I. C. S. Modelo de negócio: um estudo com microempreendedores individuais de salões de beleza no Município de Patos-PB. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.