Resumo:
Saber gerenciar o conhecimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da
organização contribui para a compreensão de como recursos intangíveis podem servir de base
para uma estratégia inovadora e competitiva. O presente estudo tem como Objetivo Geral
compreender como o conhecimento organizacional desenvolvido é disseminado junto aos
colaboradores de uma distribuidora de bebidas, localizada no alto sertão paraibano. Trata-se
de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória do tipo estudo de caso. Os
dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada com os gerentes e um
analista da organização. As análises foram do tipo interpretativa de acordo com Silva (2016).
Os resultados apresentam que a organização estudada faz uso das práticas que compõem a
Gestão do Conhecimento (GC) e obtêm resultados satisfatórios por meio delas. Mas, se faz
necessário que haja uma maior compreensão por parte dos entrevistados sobre importância do
conhecimento e de sua gestão no que se refere aos níveis de conversão do conhecimento
individuais em coletivos (SECI) na empresa, sugerindo-se capacitações sobre a GC em si,
uma vez que ela é atuante na organização e geradora de diferencial competitivo.
Descrição:
RIBEIRO, P. M. S. Conhecimento organizacional em uma distribuidora de bebidas do alto sertão paraibano. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.