Resumo:
O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) auxilia a
formação inicial de professores tendo em vista o diálogo entre os conhecimentos
acadêmicos e os construídos no cotidiano escolar. Objetivando identificar a
percepção dos graduandos bolsistas do PIBID/Biologia/UEPB acerca da
importância do Programa para a sua formação, aplicamos um questionário
contendo perguntas fechadas e semi-estruturadas à graduandos participantes do
referido programa. Para os dados coletados foram construídas categorias
semânticas de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com
a utilização do software estatístico MODALISA 4.5. Com base nas categorias
construídas a partir das respostas dos participantes, identificamos Teorias
Implícitas que refletem a percepção da formação docente de forma unidirecional e
linear (processo formativo→formando). Identificamos também que as percepções
dos participantes ao longo das respostas apresentaram tendência em valorizar o
aspecto prático da formação em detrimento a outros saberes. Diante dos
resultados evidenciamos a necessidade da quebra do paradigma de formação
docente unidirecional e a reflexão acerca de um processo formativo que promova
o diálogo entre os saberes formados a partir das experiências individuais,
mediados pelas Teorias Implícitas, com aqueles teóricos e práticos promovidos
mediante orientação acadêmica. Essa proposta por sua vez deve tornar viável o
dialogo entre a teoria, a prática e a reflexão da/na prática.
Descrição:
SILVA, J. R. C. da.
Percepção de participantes do PIBID/Biologia acerca da importância do
programa para a sua formação acadêmico-profissinal. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.