UEPB - Repositório Digital

Percepção de participantes do PIBID/Biologia acerca da importância do programa para a sua formação acadêmico-profissinal

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Ribamar Cipriano da
dc.date.accessioned 2013-11-05T13:40:40Z
dc.date.available 2013-11-05T13:40:40Z
dc.date.issued 2013-11-05
dc.identifier.isbn CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2215
dc.description SILVA, J. R. C. da. Percepção de participantes do PIBID/Biologia acerca da importância do programa para a sua formação acadêmico-profissinal. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) auxilia a formação inicial de professores tendo em vista o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os construídos no cotidiano escolar. Objetivando identificar a percepção dos graduandos bolsistas do PIBID/Biologia/UEPB acerca da importância do Programa para a sua formação, aplicamos um questionário contendo perguntas fechadas e semi-estruturadas à graduandos participantes do referido programa. Para os dados coletados foram construídas categorias semânticas de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com a utilização do software estatístico MODALISA 4.5. Com base nas categorias construídas a partir das respostas dos participantes, identificamos Teorias Implícitas que refletem a percepção da formação docente de forma unidirecional e linear (processo formativo→formando). Identificamos também que as percepções dos participantes ao longo das respostas apresentaram tendência em valorizar o aspecto prático da formação em detrimento a outros saberes. Diante dos resultados evidenciamos a necessidade da quebra do paradigma de formação docente unidirecional e a reflexão acerca de um processo formativo que promova o diálogo entre os saberes formados a partir das experiências individuais, mediados pelas Teorias Implícitas, com aqueles teóricos e práticos promovidos mediante orientação acadêmica. Essa proposta por sua vez deve tornar viável o dialogo entre a teoria, a prática e a reflexão da/na prática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.title Percepção de participantes do PIBID/Biologia acerca da importância do programa para a sua formação acadêmico-profissinal pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta