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A importância do ensino de estatística na educação básica

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dc.contributor.author Araújo, Amanda Borburema
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:38:09Z
dc.date.available 2020-07-29T17:38:09Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 519.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22191
dc.description ARAÚJO, A. B. A importância do ensino de estatística na educação básica. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A matemática constitui-se de três eixos norteadores sendo eles: Álgebra, Geometria e Tratamento da Informação. A Álgebra se refere à abstração dos cálculos, a Geometria analisa as formas planas e espaciais e o Tratamento da Informação desenvolve no aluno o senso crítico e a capacidade de analisar e compreender as informações que chegam até nossas casas. Saber ler e analisar textos em diferentes linguagens, ser capaz de coletar e organizar dados e estabelecer relações entre os dados são habilidades básicas que o Tratamento da Informação proporciona. O presente trabalho trata sobre o ensino de estatística na educação básica, e tem como objetivo geral mostrar a importância do ensino de estatística durante a educação básica, uma vez que contribui para o desenvolvimento do cidadão, que passa a analisar com mais criticidade as informações e dados que chegam até ele. Os objetivos específicos buscam analisar como os alunos interagem com a leitura, interpretação e representações gráficas no processo de aprendizagem de estatística e identificar a capacidade do aluno de agir criticamente sobre qualquer informação de origem estatística. A pesquisa é do tipo qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário composto de duas partes aplicado aos alunos da primeira série do ensino médio em uma escola do município de São Mamede. Durante a análise dos resultados ficou diagnosticado que, no que compete a algumas habilidades básicas como analisar gráficos e tabelas os alunos apresentaram grandes dificuldades, e este estudo servirá de estímulo para estudos futuros. Através do instrumento utilizado chegou ao resultado de que os alunos reconhecem a importância do estudo desse bloco para o seu desenvolvimento crítico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. José Ginaldo de Souza Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de estatística pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title A importância do ensino de estatística na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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